terça-feira, 12 de maio de 2009

Aprendizados de Sammy: O Egoísmo

"O choque, que o homem experimenta, do egoísmo os outros é o que muitas vezes o faz egoísta, por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros pensam em si próprios e não nele, ei-lo levado a ocupar-se consigo, mais do que com os outros. Sirva de base às instituições sociais, às relações legais de povo a povo e de homem a homem o princípio da caridade e da fraternidade e cada um pensará menos na sua pessoa, assim veja que outros nela pensam. "(Fenelon)

"O egoísmo vem do instinto. Pode, portanto, ser astuto e sagaz, porém, nunca inteligente. " (Vinicius)


Sammy entrou em inferno astral no último dia 9. Ou seja, conforme a astrologia, o mês anterior ao nosso aniversário caracteriza nosso inferno astral.
Todavia, Sammy já deixou claro, aqui mesmo nesse Blog que não teme os infernos, pois é como Perséfone. Sammy comeu as sementes de Romã.
O tema do post de hoje é relevante, pois Sammy está se defrontando com o Egoísmo. Eu entendo muito bem sobre o tema, pois foi ele, o Egoísmo que já levou Sammy outrora ao mundo de Hades.
O caminho do egoísta é a solidão.

"O egoísmo social é um começo de sepulcro." (Victor Hugo)


Hoje Sammy quase agiu de forma egoísta por se contaminar com um egoísmo alheio. Sim eu ia fazer isso. Mas Sammy aprendeu sempre que quem pensa é o cérebro não o coração. E como não sou impulsiva, penso muito nos meus atos, resolvi refletir e pensar no meu egoísmo.
A frase de Fenelon, primeira citação desse meu post coube como uma luva e atendeu meus anseios. Sim, não posso sacrificar um belo trabalho pelo meu egoísmo.
Não posso privar as pessoas do meu riso contagiante, minha alegria de vida, da minha voz, do meu canto, da minha amizade, do meu ombro, simplesmente porque o egoísmo alheio afetou meu ser.
E também não devemos nos acomodar achando que sendo egoístas ficaremos melhores. Muito pelo contrário, acabamos nos vingando e estendendo nosso fel a quem somente nos ama, do jeito egoísta que somos.
Ser egoísta é um auto castigo.
É dar atestado de incompetência, de pessimismo, de desacreditar que existem pessoas maravilhosas que não vemos, ou que estão a surgir nas nossas vidas.
Nada é por acaso.
Quem passa em nossa vida sempre nos ensina algo.
Eu aprendi muito hoje. E estou feliz por mais uma vez, não ter sucumbido ao lado negro da força.
A minha querida amiga Bruna, meu amor sincero, minha força. Pessoa fantástica que não se permitiu contaminar com o egoísmo alheio, que foi capaz de vir a pé (o ex-marido roubou o carro dela) até minha casa consolar Sammy, com dinheirinho somente para uma carteira de cigarros...
Aos demais amigos meu carinho, obrigada por fazerem de mim um ser não egoísta. Amo vocês.
Aos amigos companheiros de canto: vocês são parte de minha família.
A alguém especial, cheio de confusão e tormentos, mas que eu amo muito, deixo essas frases:

"Diz-se que o egoísmo não sabe amar, mas também não sabe deixar-se amar." (Astolphe de Custine)

"Não se sustenta nos atos da vida o critério pessimista que só o é a dissimulação do egoísmo." (Benito Pérez Galdós)

Beijos da Sammy!







Um comentário:

  1. O egoísmo me inspira a piedade, pois uma pessoa egoísta está indo diretamente contra a felicidade, que consiste, em grande parte, da integração.

    Ver uma pessao sendo egoísta ja não me deixa indignado: essas são as que mais precisam de ajuda.

    http://insilasbrain.blogspot.com/2009/05/alegria-felicidade-e-as-atracoes-do.html

    ResponderExcluir