sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Minha Vida: Um filme de Almodóvar...

Para quem não sabe, Sammy (Yo) é cinéfila. Sammy é daquelas chatas que prestam atenção na iluminação, na composição das cenas, na sonoplastia, na fotografia.
Sammy é crítica por natureza. Aprecia um bom roteiro e adora filmes europeus, inclusive aqueles bem "british", com atores "britanicamente britânicos" de inglês impecável, que dá até medo de abrir a boca se um dia encontrasse um deles e precisasse apenas dizer: sorry (depois de ficar com cara de paisagem atrapalhando o caminho de um Michael Cane da vida.....rsrsrsrs.)
Well, perdendo a britanicidade afirmo que adoro um filme francês.
Franceses adoram um erotismo. São poéticos. Não são pornôs como os brasileiros. Filmes franceses de época são maravilhosos.
Porém o tema desse post é Almodóvar. Ahhhhh, esse cara é uma figura.
Sammy confessa que sempre achou Almodóvar um cara capaz de tornar a breguice Cult. E isso é a mais pura verdade. (Gutto, se você ler esse post, aquela mesa horrível feita por você como obra de arte, poderia ser chamada de Mesa Almodóvar....rsrsrsrsrs)
Entonces, voltando ao espanhol, Almodóvar , para a Sammy não é brega. É Cult. É naturalmente Cult, apesar dos exageros. Ele consegue fazer drama de folhetim sem clichês. Isso é genial. Ser um Brega Cult sem clichês.
Mas por que eu falo disso?
Simples, depois do meu luto, percebo que essa fase inicial de minha vida nova daria um excelente roteiro de filme de Almodóvar.
Tenho inclusive histórias paralelas.
Ando cercada de amigas (maravilhosas) a beira de um ataque de nervos....
Verdadeiras Desperate House Wives. Lindas, poderosas, inteligentes, como a Sammy, claro. Só faltou a gente planejar o assassinato de alguém. rsrsrrsrsrs.
Entonces: Cida, Jana, Ana de Poa, Bruna, Andrea, desculpem-me a ousadia, mas poderíamos contatar Almodóvar.
Temos elementos humanos e personagens muito complexas.
Falta vestirmos vermelho carmim, verde limão, amarelo canário.
Tudo começa no cemitério, com o luto de Sammy.
Sammy ao invés de ser consolada, consola os amigos.
Sammy cola maçãs Apple no ataúde do Anjo Gabriel - ele era Macmaníaco. (Isso será outro post)
Amigos bebem Casillero Del Diablo Concha y Toro em homenagem ao "falecido" com muita risada, afinal ele não queria ninguém triste.
Cida está em crise financeira procurando emprego e decidindo em meio a várias opções, quem será seu namorado. Depois fica em crise decidindo em várias opções de emprego.
Jana e seu namorado Pecinha Van Gogh (se não entendeu, leia o post Amo Van Gogh, o namorado da Jana se enquadra no perfil) debatem seus "problemas" e "dúvidas" sexuais na frente de Cida, Sammy e Bruna. Que escutam e brindam com cabernet cada coisa insana que eles falam. rsrsrsrsrsrs.
Nesse ínterim, tem a história paralela de Bruna em crise de casamento.
Jana e seu namorado Pecinha Van Gogh, ficam brincando com o filhinho de Bruna na sala e quase brigam pelos brinquedos, pra ver quem brinca melhor com o menino...rsrsrs
O Namu da Jana fuma cigarros caseiros, de fumo, e ao oferecer um pra Sammy, o Quase-ex-nem tanto- marido de Bruna tem um treco, pensa que é maconha.
Sammy fica em sinuca. Vira confidente de Bruna e do Quase-ex-nem tanto-marido da Bruna, que apela pro emocional de Sammy, dizendo: eu só tenho a Sammy de amiga!
Bruna surta, dizendo que a Sammy é amiga dela, e que é a única amiga do Quase-ex-nem tanto-marido simplesmente porque Sammy não caiu no charme dele.
E Sammy não cairia mesmo. Sammy não se apega a homens baixinhos (Sammy é grande, de salto fica com mais de 1,82), e que escutam sertaneja, bailinho, dançam sacudindo o ombro e principalmente: não lêem.
Entonces Ana de Poa vem da capital pra visitar Sammy. Ana de Poa com o olho roxo, acertado por um gancho com elástico de carrinho de carregar processos no fórum - super Almodovaresco.
Sammy está de mudança.
Um lindo sofá vermelho, um gato preto e um quadro imitação de Toulouse-Lautrec, cartaz de Bal du Moulin Rouge, contemplam o cenário almodóvar do apartamento da Sammy.
Ana de Poa e Sammy adoram reviver músicas anos oitenta e brincar de psicólogas. Uma analisa a outra com resultados surpreendentes.
Como são "lokas", embora mais quadradas que bolachinha de leite em pacote, pensam que são moderninhas. Mas são mulheres recatadas, complexadas, tementes do futuro e de sofrerem por amor.
Sammy jura que nunca sofreu por amor, nem de luto. Afinal, foi intenso e lindo. Não há o que sofrer.
O olhar de Sammy denota uma pequena mentira. Afinal, não existe quem nunca tenha sofrido por amor.
Ana de Poa sai com as amigas de Sammy, que se tornam suas amigas e com amigos de Sammy também, o Gutto e mais um que apelidaram de O Bonitão.
Entonces as amigas de Sammy conhecem O Bonitão, que se mostra excelente psicólogo. Ele funciona no roteiro como um catalisador das histórias paralelas.
Andrea está longe e fala com Sammy somente pelo msn.
Numa noite Cida e Andrea descobrem que O Bonitão visita Sammy a noite, e que Sammy não entrou no msn como de costume. Milhões de pensamentos surgem, em suas cabecinhas Almodovarescas, como se O Bonitão fosse abusar de Sammy, a pobre viúva.
Sammy se diverte com a preocupação, mas Cida, que incitou Andrea a se preocupar, acaba incitada por Andrea a ligar pra Sammy e ver se está tudo bem.
A partir disso, com a chegada de Ana de Poa, O Bonitão acaba dando dicas para as amigas de Sammy.
O Bonitão aconselha até o quase-ex-nem tanto-marido de Bruna.
Nesse momento o quase-ex-nem tanto-marido de Bruna fala uma abobrinha, fazendo com que Ana de Poa queira bater nele, mas se contem apenas com uma fala de futura promotora de justiça na frente de um meliante. Ana de Poa é baixinha, e baixinha brava já viram né?
Ana de Poa, descobre, via O Bonitão, que deve querer na vida mais que um bifinho fino de coxão mole, e sim um naco de picanha, apenas lembrando que não vale tirar da boca de outra pessoa.
O Bonitão adora analogias.
Andrea quer saber se Sammy, quem sabe, não acabe com a viuvez com o Bonitão.
Andrea resolve desencalhar de vez. Mas até o fim do filme, cada vez que ela vai, algo acontece de última hora: um temporal, a chefe querendo que ela fique mais no trabalho, uma enxaqueca por excesso de chocolate, e por aí vai.
Jana pede dicas para "esquentar" a relação. E não entende nada do que as amigas falam.
As amigas andam desconfiadas que Jana e seu namorado Pecinha Van Gogh ainda são virgens. rsrsrsrsrsrrsrsrsrs (vou apanhar depois deste post).
Ana de Poa sente o coração abalado com uma possibilidade de voltar a terrinha, mas recusa inexoravelmente, afinal, capital é capital.
Sammy se despede de Ana de Poa na rodoviária (momento dramático, com muitas lágrimas, e pessoas pobres e feias de fundo, comendo pastel de rodoviária, o ônibus, obviamente é amarelo canário)
Cida consegue dois empregos, e ainda está com o seu "caso" caido de amores, até flores recebe, e pior: ex começam a aparecer. Está Cida decidindo de novo...
Todas estão aguardando um amigo que vem de Angola, que chega no final do filme. (momento mistério).
Bruna vai na advogada tratar da separação, dizendo que não quer mais saber de homem, MAS que adora uma farda militar, e de repente no futuro, consiga encontrar "um militar severo" dos sonhos dela.
Todas querem saber se Sammy tem chance com o Bonitão ou se O Bonitão tem chance com Sammy.
Ahhhhhhhhh.
Sammy é a roteirista, já escreveu várias cenas e finais possíveis, logo, quem quiser saber, só assistindo na estréia.
Que demorará para acontecer, nos melhores cinemas da sua cidade.
Sex in The City: morrrrram de inveeejaaaaaaaa!!!!!!!!!
rsrsrsrsrsrsrsrsrs