domingo, 12 de abril de 2009

Quem sou eu? Quem somos nós? - Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter, Aninha!

Buenas pessoas amadas da Sammy, hoje é Páscoa. Domingo de Páscoa. Nada de presentes, nada de missa, nada de miserere nobis. Pode parecer estranho, pode parecer até desrespeitoso da parte de Sammy, mas se tem algo que não gosto é dos dias que antecedem a Páscoa, não o dia da Páscoa, entenderam?
Temos o hábito de buscarmos significados exteriores que possam nos tornar pessoas melhores. E isso inclui a religião. Seus rituais. Seus significados prontos. Essa coisa de Sexta-feira Santa faz mais mal que bem as pessoas. Observei o povo nas ruas. Todos com cara de miserere nobis. Cara de pecador arrependido. Arrependido de não ter dinheiro para pagar as contas, arrependido de ter filhos sem poder sustentá-los. Arrependido de escolher a carreira em vez do amor, ou arrependido de ter escolhido criar os filhos em vez de estudar. Arrependido de não ter dito. Arrependido de ter falado demais. Arrependido de estar acompanhado. Arrependido de ter optado pela solidão. Arrependido de não ter falado aquilo importante antes do outro partir. Arrependido de estar arrependido.
É muito arrempedimento, muita culpa (mea culpa, mea maxima culpa!) muito pecado guardado. Muita coisa. E ainda a gente olha e diz: e o cara morreu por nossa culpa. Valhei-me! Se Jesus existiu como dizem, duvido que ele permitiria que a gente ficasse com a culpa ad eternum, ad infinitum.
Esse negócio de culpa, de plantar culpa nas pessoas é nojento. É matar lentamente. Perdoem-me os mais cristãos, mas essa época do ano é excelente para renovar os contratos de culpa dos viventes. Excelente para se fazer de coitadinho(a), vítima, pecador(a) arrependido, para conseguir o que se quer: manipular o lado Jesus das pessoas. Oh, veja bem, passar a Páscoa sozinha, que lástima, que horror, que coisa vazia de significado...
Minha amada avó contava de como meu avô cultivava as tradições católicas. (Como bom descendente de espanhóis). Ele jejuava todas as sextas-feiras que precediam a Páscoa, durante a Quaresma. Cultivava o silência e orava. Tentava passar isso aos filhos. (nenhum fez). Não brigava e não deixava os filhos "aprontarem". Obviamente, minha avó lembrava aos filhos que sábado era santo, mas era Aleluia, e para nós netos ela dizia: espera que amanhã eu tiro a aleluia de vocês....rsrsrsrsrsrsrsrsr
Quando me manifesto sobre a Páscoa, de longe quero deturpar seu real significado. Eu a tenho com muito respeito, embora saiba que seu significado foi redimencionado pelos cristãos, por tratar-se de uma comemoração judaica, e com adereços do amado paganismo: a fertilidade, o renascimento, as colheitas, a prosperidade, representados pelos ovos, coelhos e demais elementos da natureza.
Para Sammy ela é significado de recomeço, de ressurreição de fato. A segunda quinzena de abril sempre marca os recomeços reais de Sammy. O maior deles foi o nascimento de minha filha, prematura em 31 de março, nascida numa quarta-feira, que na Sexta-feira Santa daquele ano de 1999, num dia horrível miserere nobis, estava entre a vida e a morte, mais morte que vida. Dia nefasto, pesado, com a Sammy atravessando a via crucis, tentando descobrir o porquê.
Nesse momento a fortaleza é o que mais vale. Nesse momento se queremos de fato aceitar o que nos é ofertado pelo destino, por Deus, pelo Murphy, pelo "Acaso", devemos encarar. O que restava a Sammy?
Restava enxugar as lágrimas, ir para a CTI NeoNatal e ter uma conversa de "homem para homem" com aquela criaturinha dentro da incubadora, que conseguia se extubar sem esforço. Falar para ela que nascer não é fácil, que a vida não seria fácil. Que eu pedia perdão a ela se a fiz passar por tormentos, mas que eu a amava. E assim, a menina da incubadora escutou com 23% de saturação de O2. E assim o sábado foi de aleluia, com ela estável. Mas domingo seria Páscoa... E se era Páscoa, as pessoas ressucitam. E com esse pensamento Sammy levantou da cama do hospital, as 6 da manhã, esperando que a pequenina recussitasse. E ela estava lá: sem tubos, respirando sozinha. De fato, o milagre aconteceu. E no dia 15 de abril Sammy levou seu fagotin rosa para casa.
Entonces, eu falo isso tudo, porque esta postura de pobre diabo, de misere nobis, não tem nada a ver com Páscoa, pô!
Tem a ver com renascer, ressurgir, deixar morrer o velho, começar de novo.
Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter.... (Para você Aninha de Poa).
Sobre o Jantar Bruxônico:
A carne na Coca-cola, receita de um tal gourmet argentino que Bruna descobriu não sei onde, estava ótima. Torta de bolachas, vinho, música, sorrisos.
Jogamos "Stop". Sairam muitas pérolas, claro, as loiras do grupo, Jana e Cida, conseguiram escrever: cor com letra Q = Querubim (Ãããnnn?!!!!). Carro com R = CoRsa ( Rorsa???). Flor com Z = Zérbera (Cramento! Porco Zio!). E a campeã: animal com J ( Sammy escreve Jiboia, Cida e Jana surtam afirmando que : não guria, Jiboia é com G. Bruna em meio as panelas ainda reitera: suas loiras, é com J e agora de acordo com as novas regras da língua portuguesa não tem mais acento. Certo Namu????). Cida pede: tem cigarro com F? ( Sim ela fuma Free, minha gente, com a carteira do lado) Jana pede: gente, ajuda, cigarro com M? ( Sim tinha duas carteiras de Marlboro na mesa...) Risos homéricos....
Despues, Jana, Bruna, Aninha de Poa, e Sammy, dormiram, na casa de Bruna. Capotamos.
A casa, ou melhor apartamento realmente é mal assombrado. Por estranho "acaso" Jana também viu uma mulher lá parada do lado da cama, olhando ela. Aninha, Sammy e Bruna sonharam com sufocamento. Que estávamos sendo sufocadas. Acordamos sem voz, sem ar.
Bruna descobriu revistas Play Boy no banheiro do quarto do filho de 4 anos anos. Ficou indignada. (Por que, Meu Deus?).
Jana consegue ficar com a boca da Angelina Jolie, graças a um pingo de óleo quente de um bolinho de bacalhau que a sogra havia feito. (E pelo visto, Jana não esperou esfriar para comer e a sogra não escorreu o óleo... ecaaaaaaa).
Na sexta-feira eu e Bruna limpamos o ap dela, depois a minha casa. Estávamos exaustas, de tanta faxina. Mas mesmo assim saiu: sobrancelha da Menina Julia, unhas postiças, sobrancelhas da Menina Amanda, unhas de Cida, Unhas de Sammy, unhas de Bruna, no sábado unhas de Aninha de POA.
O quase ex, seilá se vai ser mesmo ex-marido de Bruna deixou o Corsa com ela com um repertório de músicas horríveis. Músicas?!?!?
Fui tentar manobrar aquilo, minhas pernas não cabiam, bati joelho, não conseguia arrumar os espelhos, parecia um carro de pigmeu. Desisti. Preciso de espaço: pernas confortáveis e sem ter que me abaixar para ver os espelhos. nem no meu antigo Fusca 1966 original azul petróleo eu ficava enlatada, pô!)
Aninha de Poa e Bruna reclamaram que eu reclamei dos modos de dirigir, no sentido, não freia tão rápido, não me joga no vidro pra fazer a curva. Ambas foram categóricas: xiiiiiii, ela deve dirigir igual ao Bonitão, ou seja, uma lesma.... (Lindo Tudo, elas falaram isso mesmo. Disseram que você deve levar 1 hora a mais para chegar em qualquer local. Eu disse que você é susse, mas elas disseram que não...Tentei defender, apelando para direção defensiva, mas Bruna argumentou que: nunca bateu o carro, apenas os outros que as vezes batem nela, e que geralmente dirigem na mesma lesmice....rsrsrsrsrs) - Contei.
Entonces, passamos a tarde de hoje Eu, Bruna e Aninha. (O Pedrinho e o pappys dele estavam em Floripa e devem estar chegando nesse momento). Fizemos coisas, pedimos conselhos umas as outras, relaxamos e querem saber? Fomos tomar chimarrão no parque deitadas embaixo das árvores. Até cochilo saiu. Levamos a Aninha para a Rodoviária, mas antes encontramos Cissa, minha prima, toda paramentada de Esporte Clube Juventude ( ela trabalha lá), o Estádio é próximo da Rodoviária. Batemos papo sobre papo, papada etc. Aninha zarpou, ou melhor, subiu no ônibus.
Na foto: Bruna, de blusa vermelha e Aninha de Rosinha. Em pose: estamos esperando o tempo passar até que seja o horário do ônibus.
Bruna me deixa em casa para esperar a família.
Cá estou eu, escrevendo o Blog.
Preparando-me para a semana. Semana cheia, claro...

Bjussss de ressurreição, abaixo os miserere nobis!!!!!!!




2 comentários:

  1. Samy esse foi um dia que devemos repetir mais vezes. Tu esqueceu dos king congs meu e da Ana indo no mercado, primeiro fomos no mercadinho mais perto, colocamos dois produtos na cestinha e resolvemos devolvê-los para comprar no outro mercado. Chegando lá, colocamos os produtos no cestinho chegamos no caixa, a moça avisa: deu R$25,00. Eu tinha uns 8 reais no bolso e a Ana uns 10 reais, a Ana comenta: Jana, vc pegou o dinheiro? Respondo: Mas não foi vc quem pegou??? E ficamos as duas se olhando.. Aí começamos a cancelar produtos e Meu Deus o q cancelar... CAncela o cigarro..Não,não cancela o mel... No fim a moça do caixa fez mil contas e tivemos q cancelar uns 3 produtos... E formou uma fila atrás de nós, pois eu e Ana não nos decidíamos.. Saímos do mercado e surpresa..vários carinhas começaram a mexer conosco..e Ana diz estamos com o mel..É estavamos com o mel na sacola mesmo kkkkk No fim rimos muito .. FOi legal o nosso Karaokê improvisado de músicas velhas, as coreografias da Neide (muito Hilário), a carne com coca cola, a sobremesa muito doce mas gostosa da Bruna, o ap. mais assombrado da Bruna, as risadas.. Devíamos fazer mais vezes..
    Bjoooooo ;)

    ResponderExcluir
  2. E faremos, menina Jana!
    bah tchê, tinha esquecido o mico do mercadinho...
    huahauhauahuahuahuahahuahu

    ResponderExcluir