domingo, 5 de abril de 2009

Eu Amo Göethe! Amar é tão simples, por que complicar? Por que sofrer?



Domingo, temperatura amena, cá está Sammy, vestida como índio, de palinha de lã, tranças e brincos de pena, sentada, como índio, na sala escrevendo o post da noite. (Bem linda por sinal...rsrsrs. Preciso ganhar dinheiro com esse lance de ser Cover da Priscila BBB9).

Mas vamos ao que interessa. Hoje estou inspirada, estou ainda com a sensação boa de estar feliz. E estou. Embora tenha ouvido de pessoas amigas, e outras, asneiras sobre Amor e sobre Amar e Ser Amado(a).

Primeira coisa: só sabe de fato o que é Amor, quem de fato já sentiu o Amor. Quem nunca viveu o Amor, não pode falar. Pode achar que sabe. Amor é recíproco. Sempre. Essa história de um amar e outro não amar, não é amor.

Nesse post serei cruel. Posso falar sobre Amor, por eu ser uma Criatura amorosa por natureza. O amor faz parte da minha essência. Tudo o que faço, faço de forma amorosa. Tudo mesmo. Desde arrumar minha cama pela manhã, cheirar os lençóis limpinhos. Com amor coloco flores no quarto, lavo minha louça, cuido do Max. Com amor preparo meu café. Com amor inicio meu dia e coloco música. Com amor penso nos problemas. Com amor penso no amor. Penso em quem não volta mais, em quem um dia irá voltar e em quem voltou, assim de repente, sem aviso e ocupou meu amor.

Com amor adoro o blablabla das meninas, adoro o carinho da Menina Amanda cuidando do meu Neopet Marwin Morgan. Com amor escuto, falo, canto, danço. Com amor escrevo.

Ora, nada de ser piegas. Quem de fato ama, sabe que amor é algo que se realimenta. Quanto mais se tem, mais se consegue. Quanto mais se dá, mais se recebe.

Amor não envolve cobrança, não envolve posse. Ah, maldita posse. Amar é SER e não TER.

Eu não tenho um amor. Eu sou o meu amor. Eu não tenho uma pessoa. Eu sou, eu estou com a pessoa. Eu não tolho suas asas, ao contrário, trato de seus ferimentos devido as gaiolas douradas por onde passou, como um pássaro raro de canto lindo, que acabou por ser guardado e mostrada a todos, intocável. Eu sei exatamente o que é uma gaiola dourada. A gaiola da ilusão. Chega um ponto que o pássaro raro de canto lindo, pega-se com a gaiola aberta, e acaba não mais saindo, pois suas asas não voam mais. A Ilusão de que estar preso ou prender é amar... Ilusão. Coisa nefasta de espíritos pobres e infelizes, que não percebem que ser digno de amor é uma qualidade rara. Coisa nobre. Geralmente quem valoriza o amor não exigente, mas carinhoso e preocupado, são pássaros feridos. Pássaros abandonados, que se bastavam por seu papel na Gaiola Dourada, que tentaram a todo o custo achar que aquilo era vida. Enfeitando a Gaiola e compondo cantos novos para agradar o dono. Tentando assumir a culpa pela falta de amor do outro. Tentando amar pelos dois.
Mas Amor é coisa que a gente precisa ter para dar. É receber do parceiro, aumentar a aposta e ele cobrir. É apostar todas as fichas. E saber que se perder o outro ganhou e dividirá as fichas com você, para começarem a apostar e cobrir as apostas de novo.
Sem culpas. Sem desculpas.
Arthur da Távola já comentou, certa vez, sobre sintonia. E dizia que a perfeita sintonia, a amorosa, é algo que não precisa ser explicado. Ninguém pode dizer: você me ama quanto? Não tem como medir isso. Tem como explicar através dos atos e de metáforas, que somente a arte explica. É muito honesto alguém dizer que ama como um sorvete de morango. Simples, poético, claro e imenso. E, falando nisso já dizia Goethe: Quem não considera os defeitos do ser amado como virtude, não ama.

Entonces porque as pessoas querem enquadrar o sentimento e enquadrar o suposto ser supostamente amado numa suposta Gaiola de Felicidade, feita de suposta realidade??

Fica aqui o xingamento de Sammy a todos os possessivos, pessoas egoístas, que não entendem que o "outro" não é sua propriedade.
Fica também o xingamento aos "outros" que se permitem viver em Gaiolas Douradas, porque dizem que estão adestrados, ops, acostumados com a situação e tem medo de voar sozinho, de conseguir alimento sozinho, ou de conseguir um Anjo Bom que lhes dê o que lhes falta até que suas feridas cicatrizem, sem gaiola. Sem coleiras. Sem plaquinhas. Basta se desvencilhar da Gaiola.
Fica aqui o xingamento a quem não acredita no Amor.
Fica o xingamento a quem acha que ciúmes e controle da vida alheia são provas de amor.
É preciso sim, que este lado da vida esteja em ordem, para que todo o resto funcione e siga seu curso em equilíbrio, afinal "sem amor, eu nada seria", e nem você, leitor do Blog.
Logo: coloquem amor em suas vidas, e parem de arrumar desculpas para não amar. Parem de arrumar desculpas para continuarem dominados por paixões avassaladoras e castrativas da alma.
Amor é profundo.
Se compara as águas profundas do oceano. Olhando, você vê a calmaria. O tumulto ocorre na beira da praia, no quebrar das ondas. Onde não tem onda, onde é calmo... Lá sim é profundo.
Se você ainda tem dúvidas se é amado ou não, é simples, para responder a indagação primeiro olhe e veja quem de fato você é: você consegue ser você mesmo? A pessoa ama você ou seu holograma? A pessoa tolhe? Prende? Controla? ou A pessoa apenas quer saber se você está bem, sorri com seu sorriso, dá colo no seu infortúnio. Não condena, e deixa você chorar?
Eu poderia escrever um monólogo sobre o amor.
Mas o recado está dado.
"Que seja eterno, enquanto dure."
Não se trata de um pessimismo, e sim de aproveitar o amor, pois não sabemos se estaremos aqui amanhã.
Eu mesma não sei se voltarei a escrever aqui amanhã.
A vida prega peças, no decorrer da Roda da Fortuna, e se for para eu partir que seja amorosamente. Com a consciência de que amei muito, e fui amada. Com amor em meu coração. Com amor para um amor.
Amor não dói. É mentira isso de sentir um aperto, uma coisa ruim de tanto amar.
Amor cura, não faz doentes.
Doentes são os que dizem sofrer por amor, mas nem chegaram perto do que é amor. Pois não falariam essa asneira sobre algo tão sagrado.
Amor é bom.
Não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece...

Uma boa semana a todos...


“Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. Qualquer coisa que possa fazer, ou sonhe que possa fazer, comece a fazê-la agora. A ousadia tem em si genialidade, força e magia.” (Göethe)






2 comentários:

  1. Eterna magia Sammy
    De amar e ser amado, penso que amores eternos são delineados hoje pelo laço sombrio da fim da vida terrena, pois assim não há como se desgastar, mas o desgaste pode ser refeito? Como fizeram na Capela Sistina? Se até grande monumentos foram refeitos de seu desgaste, seria o amor o desafio a engenharia sentimental humana?
    Eu como poeta penso na argila reparadora da atenção,no benefício imortal do carinho e principalmente no retoque com o afresco da cumplicidade.

    Mas hoje penso será que saberemos que sabemos amar? o Gato Branco hoje parece um imenso interrogar, pq amar? pq chorar? pq a outro coração se aliar? so pra sofer, pra um dia perder seja pro sinistro ceifador ou pro mundo mais sinistro ainda?
    Não cara amiga, amamos pois só assim somos completos, embora indague eu obtenho as respostas a isso.

    Não sei se as aplico em minha vida, como todo bom ferreiro uso espeto de pau.

    Amar é o grande desafio e maior conquista humana, somente se tentando se pode um dia conseguir sorrir e assim dizer ao fim de uma vida, amei, amei e amei.

    Boa semana Sammy

    Abraços do White Cat, J Neto

    ResponderExcluir
  2. quem não tem amor dentro de si não tem para os outros. fica preso à instintos animais de procriação.

    alguns deveriam simplesmente se isolar...

    tudo uma questão damage control...

    ResponderExcluir