quarta-feira, 15 de julho de 2009

Parei de fumar. Mitos & Verdades,















































Essa é mais uma das imagens que eu amei. Olhem que linda, criativa e expressiva. Ideal para ilustrar esse post.
Sammy é de um tipo de gente arrogante que só fala daquilo que sabe. Assim, eu falo que descendente de italiano de Caxias do Sul é tudo louco por dinheiro, porque sei. Sou de uma dessas famílias.
Não gosto de caviar. Para mim é algo completamente sem paladar. Uma gosminha levemente salgada, coisa que um mingau de maisena com sal substitui. Falo porque comi. Não por preconceito em ser ovinhos de peixe.
Não gosto de Windows porque experimentei e não presta mesmo.
Não gosto do André Rieur. Para mim ele é um Walter Mercado da música de Orquestra. Se dá bem porque tem bons músicos, que fariam todo o espetáculo sem a presença dele, digno de um Cirque Du Soleil.
Não gosto de funk, porque não é música.
Não gosto de pagode, aliás não gosto de coisas que surgem do nivelamento por baixo de algo superior. No caso, o samba.
E se falo bem ou se falo mal de alguém ou alguma coisa, creia leitor, tenho parâmetros para tanto, pois minha arrogância, como eu já disse, permite que eu fale apenas daquilo que conheço.
E agora falarei sobre parar de fumar, seus mitos e verdades.
Parei de fumar no dia 2 de julho, dia do Bombeiro e aniversário da minha irmã.
Usei o método Punk, bem definido numa comunidade de Orkut:

"Comunidade para você que assim como eu parou de fumar com o famoso método PUNK, ou seja, sem adesivos, gomas de nicotina, anti depressivos e assemelhados. Simplesmente parou de fumar na raça e na coragem, afinal, você não nasceu fumando não é."

Entrevista com Sammy, por Ela Mesma:

Ela Mesma: " Sammy, por que você resolveu parar de fumar?"
Sammy: "Porque chegou a hora de eu tirar da minha vida tudo o que não presta, e o cigarro era uma dessas coisas."
EM: "Por que somente agora?"
S:"Porque sinto que meu tempo de fumante terminou. Quis sentir o que era o cigarro. Comecei porque alguém que eu amava não quis parar, e continuei. O cigarro servia como uma espécie de cetro de poder. Não tendo um poder real, o tinha em meio aos dedos. Cansei-me de estar com cigarros apagados, ou queimados nos dedos, sem fumar. Era a coisa de ter o tal trocinho no meio dos dedos."
"Além disso, minha arrogância falou mais alto. Sempre disse que até o meu aniversário, em junho, pararia de fumar. Pois não ia permitir que minha bela voz se estragasse. Muito menos que meus amigos fumantes fossem influência. No dia 13 de junho, dia em que comemorei meu níver, percebi que não fumei, nem senti necessidade de fumar, mesmo com os amigos fumantes descendo para fumar na rua. Vi, ali, que eu era mais forte que o impulso. (Disculpa, né? Normal de Sammy ser mais forte que os impulsos, bons se todos assim fossem.) E decidi: vou parar.
EM: "Entonces, Sammy, você não era viciada?"
S: "Era sim, mas como eu disse, aqui sou eu quem manda, não o impulso. Quem manda é o cérebro, não o coração. Essa é uma virtude de filha de Morrigan que eu jamais vou deixar de ter. Uma virtude que permite que eu veja tudo de forma racional, ou "com frieza" como alguns gostam de rotular.
EM;"Existiu alguma dificuldade nesse processo? Teve crise de abstinência? Algum fator que auxiliou?"
S: " Estou sem fumar desde o dia 2 de julho, ou seja, há apenas 13 dias. Quando amigos dizem: que bom que você está parando, eu os corrijo na hora: não estou parando pô! eu parei! Sinto que não acreditam, mas eu parei.

Método Punk, por Sammy:

Fumei todos os meus últimos cigarros de uma só vez. Sim, quando decidi, fumei os 5 cigarros que restavam na carteira um atrás do outro. Já havia tempos que eu ficava a nite toda sem cigarros, porque não os comprava.
Comuniquei a decisão aos amigos, ao msn e orkut.
Cômputo do vício. (PARA OS AMIGOS FUMANTES PENSAREM)
Em suma:
3 anos fumando = 365 dias * 3 = 1095 dias de fumante.
uma média de 16 cigarros ao dia = 1095*16 = 17520 cigarros.
Cada maço tem 20 cigarros, logo: 17520/20 = 876 maços.
Cada maço, em valores atuais, custa em média R$ 4,40. Ou seja: 876*4,40 = R$3.854.40.
Lembrando que o marido também fumava, multiplico por 2 a nossa história: R$ 7.708,80
Mais gastos com médicos, remédios, alergias, dentistas, gastrites, insônias, sede demais.
Lembrando: Anjo Gabriel teve um infarte fulminante e estava bem, conforme os exames.

Conclusão: Amigos fumantes, deixem de ser manés e sejam arrogantes como Sammy e parem de fumar.

Não substitui o cigarro por outra coisa. Tem gente que tem que tomar remédios, comer demais, começam a beber. Apenas comecei a ter chicletes por perto.
Continuei frequentando ambientes com fumantes e cinzeiros. E resisti!!!!! Penso que ficar fugindo do cigarro não vai me livrar dele. Se de fato eu parei, podem vir as mais lindas carteiras de Marlboro Light que não vou querer. Podm assoprar fumaça que isso não vai me derrubar.
Não proibi os amigos de fumarem em minha casa. Apenas demarquei que nos quartos não. E com as janelas abertas. O TH, muito nobre, achou melhor fumar na rua.
Doei cinzeiros e isqueiros. Fiquei apenas com cinzeiro para as visitas.
Tenho apoio dos não fumantes. Amigos que não fumam que estão orgulhosos de mim.
Tenho apoio de uma certa pessoa especial que adora meu perfume sem nicotina e fumaça.
Consciência limpa. Como educadora, como irei falar aos meus pequenos sobre o perigo dos vícios se eu não der o exemplo???? Como arrogante, como poderei não cumprir o que prometi?
Nada a ver isso de engordar. Não senti mais fome ao parar de fumar, apenas mais sede. Continuo no meu processo de enxugamento de massa gordurosa. Pretendo fazer artes marciais. Já trabalho a respiração desde meus 14, ou seja, há vinte anos.
Estou mais linda do que nunca. Apesar dos transtornos da crise financeira, da baixa no grupo Almodóvar, de uma Menina que Pediu pra Sair, ou melhor, Sumiu Sem Avisar, minha autoestima está bem, obrigada.
Mais Bruxônica do que nunca. "Viva, to que nem criança, to de alma limpa, com você por perto, sou mais forte ainda, hoje eu quero luz do sol e mar..."


Soy combatiente
Nadie me va a parar.
Lo que no me mato, me fortaleció...










Um comentário: