quinta-feira, 19 de março de 2009

Muitas Sammys, Muitos Mestres: o Tarot de Sammy, Sammy e Perséfone.


Arcano XXI do Tarot de Marselha: Le Monde, ou O Mundo. A carta "O Mundo", anuncia a vitória, o sucesso, a realização, a perfeição. Essa é a carta de Sammy em seu momento atual.

Minha vida completou um ciclo. Logo iniciou outro. A plenitude que vem depois da morte. Da morte na vida. Não a morte tétrica. E sim a morte que acontece depois da colheita necessária.

Como um milharal que seca e deve ser retirado do solo, para iniciar uma nova cultura, assim é o ciclo vital.

Cada pessoa tem o seu, todos nós temos. Observem-se. Observem seus ciclos e deixem que eles ocorram. Plantem o que der frutos, e não deixem o solo de suas vidas abandonado.

Sammy num dos ciclos, plantou demais, exauriu a Terra, exauriu a vida. Sentiu-se só. Sentiu fome. Passou invernos duros sem a colheita. Furtaram-lhe o que tinha de mais sagrado: o abrigo, a família, a verdade, a ligação com a Terra. Sammy pensou que furtaram, mas na verdade, Sammy estava relapsa, querendo mais que a Terra poderia dar e mais que o corpo e a alma de Sammy pudessem suportar. E como filha da Terra, foi ouvida e reconduzida ao plantio. Precisou de ajuda, amigos de muitos lugares distantes apareceram. Sammy viu que não estava sozinha. Sammy ganhou um Anjo, que não fez o trabalho de Sammy, mas fez Sammy voltar a sua natureza de Filha da Terra. De novamente ser a Deusa dona de si e com capacidade de escolher o que plantar e saber o que iria colher.
A colheita nefasta, Sammy colheu sozinha. Na esuridão, abrigo de toda a Mulher Filha da Terra. Na escuridão que fortalece. E como Perséfone, desceu ao mundo escuro, para de lá subir com os segredos mais secretos, com o domínio das forças da Terra. A descida de Sammy, a princípio assustadora, era na verdade uma forma de entrar no útero da Grande Mãe, e lá receber e perceber a força. A grande força de Sammy e de muitas mulheres, de muitas Bruxas perdidas no mundo há milênios, que como Sammy esquecem o que são. Mulheres plenas, mulheres sábias, mulheres que amam demais, que são Filhas de Verdade da Terra.
Sammy não negou sua essência, e na descida ao mundo de Hades, comeu as sementes de Romã, e agradece a oportunidade de conhecer e saber como agir nas trevas.
E graças a isso Sammy é muito forte. Graças a isso, Sammy entende porque seu Anjo apareceu para levá-la a entender o porque de ter conhecido o mundo de Hades. O Anjo mostrou a Sammy que o mundo de Hades é necessário, e conhecê-lo é uma dádiva. Pois o lado escuro e sombrio não é ruim. Maniqueísmo é uma mentira. O que vale é a compreensão de nós mesmos.
Assim Sammy pode dizer, quase aos 34 anos, que hoje sabe que todas as outras Sammys fazem parte dela. Que Sammy é uma unidade, não um ser fragmentado e dicotômico. Sammy é a carta Le Monde.
Para quem não conhece a história, ou perdeu-se em analogias, deixo um texto sem autor, mas que fala a verdade sobre o mito Perséfone:

"
No início do mito Deméter/Perséfone diz-se que ela era uma garota despreocupada que colhia flores e brincava com suas amigas. Então Hades apareceu repentinamente em sua carruagem de uma abertura na terra, pegou a jovem à força e a levou para o inferno, a fim de ser sua noiva contra a vontade.
Antes que ela o deixasse, contudo, Hades lhe deu algumas sementes de romã, e ela comeu. Então entrou na carruagem com Hermes que a levou rapidamente para Deméter. Não tivesse Perséfone comido qualquer coisa, teria sido completamente devolvida a Deméter, tendo comido a semente de romã, contudo, passaria agora um terço do ano no inferno com Hades, e dois terços do ano no mundo superior, com Deméter. Mais tarde, Perséfone tornou-se rainha do inferno.Todas as vezes que os heróis e heroínas da mitologia grega desciam para o reino inferior, Perséfone lá estava para recebê-los e ser sua guia, não estava ausente para ninguém. Nunca havia um sinal na porta (de que ela fora para casa com a mãe), embora o mito diga que ela fazia isso dois terços do ano.Perséfone é a imagem do elo com o misterioso e insondável mundo interior. É como se por trás e por baixo do mundo diário, sob a luz do dia, e que consideramos real, existisse um outro mundo profundo e denso, cheio de riquezas ocultas e mistérios a serem desvendados. Sendo que neste mundo, não podemos penetrar sem o consentimento de seus governantes invisíveis. Este universo contém nossos potenciais a serem desenvolvidos, bem como as facetas sombrias e mais primitivas da nossa personalidade. Lá também está guardado o segredo do destino dos indivíduos. Perséfone representa aquela parte de nós que conhece os segredos do mundo interior. Entretanto, isto só será desvelado com o despertar da consciência, aparecendo através de sonhos ou por meios de estranhas coincidências da vida que nos levam a questionar a respeito de nossa existência e dos padrões de atitudes que operam dentro de nós. Perséfone é uma figura sedutora e fascinante, porém, jamais fala de seus segredos. Da mesma maneira, o mundo noturno do inconsciente penetra nos sonhos, nas fantasias e nas intuições e sempre que tentamos dominá-lo e coloca-lo ao lado de nosso intelecto, em nosso próprio benefício, esse mundo se emudece e escapa de nosso alcance. O mundo sombrio de Perséfone oferece apenas lampejos da movimentação em ação dentro do indivíduo que requer paciência e tempo para serem trazidos à luz da consciência."

No Tarot,
A Carta A Sacerdotisa representa o arquétipo de Perséfone, assim como na vida, Sammy é Perséfone.

Entonces, Sammy está em perfeito equilíbrio. Terminou a colheita. Preparou o solo e o novo já está com suas primeiras folhinhas verdes aparecendo. Sammy está feliz e agradece. Agradece por ser Mulher, Filha da Terra, agradece por conhecer muitos mistérios da Luz e das Trevas, agradece por ter tido a oportunidade de despertar sua consciência, de fazer o seu melhor, de ser rica, merecedora de amigos verdadeiros. De dar e receber Amor. De não decepcionar a Grande Mãe, de não negar sua natureza magística de Bruxa: Ser Mulher Soberana. Independente e feliz pelo trabalho árduo que tem pela frente. Pela "suposta solidão" necessária. Digo suposta, pois Sammy nunca estará só.

Paz de Espírito não tem preço.

Blessed Be!






2 comentários:

  1. um trecho od livro O enigma da imortalidade é válido aqui.

    " Finalmente algo diferente. Já não estou no mesmo lugar, não há mais batalha.
    Está tudo quieto, e estou no poço perto de onde eu durmo. Há uma corda que vai entrando nele que vem de cima das nuvens.
    (...)
    Andei até lá e ela foi comigo. Senti medo a cada passo que dava, pois apesar de buscar esse segredo, tinha medo dele. peguei a corda, e olhei para o poço. A água era escura e de alguma forma densa. Parecia um pouco com betume. E olhando pro céu de perto não dava para ver o fim da corda.

    - não sei se sou capaz, Angela.
    - você sabe o que tem que fazer?
    - acho que sim. Tenho que subir, mas é muito alto para mim.
    - é alto, é verdade, mas você não tem que subir. Tem que descer no poço.
    - mas essa água vai me afogar!
    - não vai. Ela vai te lavar.
    - Me ajude. Segure para mim a corda, pois eu acho que ela não vai me agüentar e vou ficar preso lá.
    - não posso te ajudar nisso, Sun. Eu já fiz o que devia fazer e agora tenho que ir. Você deve entrar no poço por conta própria."

    eu acho que o texto é de Jung.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sammy (:

    Gostei bastante de tudo que li. Numa parte você diz sobre o maniqueismo ser uma farsa. Dias atras eu li sobre um filme maravilhoso que assisti a algumas semanas( "Pistoleiros do Entardecer", 1962, de Sam Peckynpah), e dizia ser um dos primeiros filmes americanos a romper com o maniqueismo que imperava nos filmes produzidos até então.

    Achei muito profundo e verdadeiro a parte deste texto sem autoria que você postou que diz sobre a impossibilidade de capturarmos as sugestões que o nosso inconsciente nos envia para nos ajudar e coloca-las ao lado do nosso intelecto. Com certeza não é possivel pois é contra a natureza do Universo. Eu já tentei muito fazer isso, e só traz perturbações à mente.


    Beijão!!

    ResponderExcluir