sexta-feira, 13 de março de 2009

Carpe Diem, ou Hakuna Matata? Decante-se!


As coisas entraram em ordem. Meu período de mudança fez com que eu lembrasse de minhas aulas de laboratório, quando fiz Análises Químicas, especificamente sobre decantação simples.
Para quem não lembra, toma-se como exemplo a mistura heterogênea de água e terra. Um meio de separar a água da terra é a decantação. Deixa-se a mistura em descanso, a terra se deposita ao fundo e teremos uma mistura com duas fases. O exemplo também é válido para o preparo de um bom café à moda turca. (Pessoas, Sammy sabe ler borras de café turco...rsrsrsrs).
Entonces, assim foi minha mudança: água agitada, barrenta, deixei ela quieta, a terra foi pro fundo, separei da água e estou bem. Ou melhor: pó de café, água, fogo, ferve, deixa ir pro fundo e toma-se o café, no final, podemos ler as borras, se virarmos elas no pires... Estou fazendo isso agora. Lendo as borras.
Incrível como a gente tem tempo. Basta se organizar. Lógico que Sammy é um ser além da normalidade, pois tem mais tempo que os demais mortais, já que Sammy fica bem com apenas uma média de 4 horas de sono. Assim Sammy acha tempo para tudo, inclusive para escrever o Blog. Sammy consegue limpar a casa, ir no salão de beleza, sair com amigos, namorar, estudar, trabalhar, plantar, pintar, escrever, cantar, dançar, ler, ficar deitada no sol, ou tomar banho de chuva. Trabalhar e ainda por cima ficar com os amigos. Cozinhar. Ser médium no centro espírita. Apenas não dou tempo às doenças. Na agenda de Sammy elas não têm vez.
Tudo uma questão de Carpe Diem, ou como diria o Timão e Pumba: Hakuna Matata.
Nesse exato momento recolhi do varal meus lençóis com cheirinho de amaciante, estou sentada no meu sofá, escrevendo, para depois dar uma limpadinha na casa e deixar tudo lindinho.
Minha amiga, nova "namu" a Bruna, está dodói. Fiz escova nela pela manhã, limpei as sobrancelhas, ficou mais lindona de alto astral e está em casa, repousando de um resfriado com febre.
Almoçamos eu, Cida, Bruna, Cissa e Pablo. Jana ficou presa na Universidade e o horário de almoço era pouco.
A Cida trocou de emprego, começa na segunda.
A Cissa foi instigada pelas colegas Sex in the City a mandar uma mensagem pseudo romântica, nada convencional, mas meiga e insinuante na medida certa, para o ex, que não tem tempo, pois faz residência médica em hospital público.
E esse é um dos motivos do post. Falta de tempo e Carpe Diem.
Entonces, vejamos a realidade dos fatos:
Silvana não tem tempo para si mesma. Trabalha em empresa familiar. Carrega a família nas costas- é a pessoa onde todos os problemas desembocam, como um delta de rio. Sil é uma pororoca no Amazonas. Mesmo se não tiver vaga, e você leitor do Blog pedir colo para ela, com certeza a Sil aperta o povo e arruma vaga de colo para você. No entanto, quem dá colo pra Sil? Pior que ela não pede. E ela precisa.
Bruna está se separando. Filhinho pequeno. Ex-marido mais confuso que cusco em tiroteio. Sem colo. Quem vai dar colo para a Bruna?
Sammy dá colo para as amigas, amigos e afins.
Quem dá colo para a Sammy?
O Bonitão, que também vive de agenda cheia, no entanto sem crise. Os colos são ótimos e deixam Sammy felizona. E Sammy dá colo para ele também. Que do jeito que vive, nem precisava de casa, apenas mala de roupas, necessaire, notebook, combustível e passagens aéreas.
As meninas, a Neusa e a Nelci, do andar de cima estão em preparativos de inauguração de sua loja. Dia 18 post especial sobre a inauguração. Essas meninas são super Hakuna Matata. Cuidam de si, dos outros, ajudam a Sammy, cortam grama, plantam, produzem confecções, vão a praia, vão a festa. Tem tempo para tudo. Estão sempre de bom humor. Umas lindas. Espíritos fantásticos. Bruxônicas. Adoram animais. Mas são como a Sammy: acordam cedo. Com elas aprendi o termo "colona de vitrine".
Pois bem, o que vem a ser uma "colona de vitrine"?
Sammy explica. Como nossa terrinha, Caxias do Sul é uma cidade de origem italiana, bairrista por natureza, nem parece a segunda cidade maior do Estado, a palavra "colona" advém dos colonos italianos, tutti bonna gente, trabalhadora, que adora dizer que tem horta em casa, que sabe fazer croche, polenta, figada e molho de tomate.
Por causa da Festa Nacional da Uva, é normal decorarmos as vitrines da cidade com coisas tipicamente "colonas". Manequins de trajes típicos, muita uva, vinho e pão.
Assim temos a "colona de vitrine". Uma colona que não fala dialeto, que é uma colona meia-boca. Não é totlmente fiel às tradições, por influência da vida metropolitana, das facilidades da cidade, das influências gaudérias (gaudério = gaúcho), e outras tantas.
Assim somos nós: "colonas de vitrine", com muito orgulho, obviamente.
Entonces meu amados amigos, a Sammy saiu pela tangente, escorregou numa cossecante, desviou pela secante, mas voltou pro eixo do cosseno nesse post.
O que eu queria dizer é que tempo todos temos.
Quem não arruma seu tempo, é por falta de organização.
Aí, alguns confundem organização com estabelecer prioridades, e dedicam seu tempo todo a uma única coisa. O que é errado também.
Organização = equilíbrio.
Amigos são importantes.
Solidão é importante.
Sexo é fundamental.
Trabalho é necessário.
Estudo é fundamental.
Prazer em tudo o que se faz é Hakuna Matata.
A todos: Carpe Diem!






4 comentários:

  1. Druuna! Que BLOG DÀHORA!!!!! Como não fiquei sabendo disso antes? Puxa, ando muito sem tempo ultimamente. Mas garanto vou ler de alto a baixo o tal blog

    Parabéns moça

    Fica na Paz

    ResponderExcluir
  2. Emiliano,, leia mesmo. Pois você foi citado no post "Minha Vida, num momento ultra blé e blasé, and the Oscar goes to...."

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você esta tão ótima minha amiga!!

    Adorei tudo que você falou sobre o tempo. A parte em que você fala de "equilibrio" foi a que mais me fez refletir.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Sammy Sammy Sammy

    Eis aqui seu amigo Gato Branco que hoje se encontram mais desbotado, pelo cansaço, menos branco e mais desbotado, mais cansado, mais ainda assim em fim de tarde de sexta-feira onde o sonho de consumo seria chegar e dormir, ainda terei que me virar em tempo pra ser pai, marido, dono de cão e gato, amante, cozinheiro, fazedor de cafuné, pra só depois ser apenas o Gato Branco.

    Mas porque isso em meio a um dia que acabou às 21:00 recomeçou às 3:00 e vai acabar às 18:00?
    Porque não tenho alma pequena como disse meu grande e favorito poeta Fernando Pessoa, Tudo vale a pena se a alma não é pequena.
    Pois sim, minha alma parece enorme parece querer abraçar o mundo e com ele se doar.
    Tempo, tempo, tempo e mais e mais tempo, coitado de mim vitimado pelo tempo que amo.
    Coitado coisa nenhuma sempre arrumo tempo
    Como disse nossos amigos favoritos Sammy: Hakuna Matata, sem problemas, alias, quando estou fu.di.do de problemas mesmo (desculpe o palavrão, mas existem problemas que a única definição é essa mesmo) ligo o mp3 desta música e saio cantando, lembrando que podemos cantar mesmo que tenhamos razões de sobra pra chorar e sentar à beira da estrada.
    Agora com licença o Gato Branco e desbotado precisa ir e cavar a golpes de foice a própria felicidade.
    Hakuna Matata Sammy querida.

    ResponderExcluir